domingo, 31 de março de 2013

O ponto, a linha e as formas - do papel à realidade.


O início de tudo o ponto é o simples toque do lápis no papel. Quando o ponto se junta com outros pontinhos vira uma linha, e essa linha cria as formas dos desenhos que fazemos. É assim que começamos a falar de desenho com os alunos, passando de forma lúdicas e prática como é a criação do desenho. E é claro, procurando diferentes possibilidades para falar do mesmo tema.

Primeiro Ano

 O ponto pode ser o simples toque ao papel, pode ser um ponto final, pontilhados, podem ser desenhados ou presentes no espaço, como uma bola de futebol, a lua.

Trabalhamos o ponto como um elemento inicial do desenho, utilizando bolinhas coloridas de papel crepom com colagem.





Segundo ano

Trabalhamos com o ponto e a linha na criação das formas, dos desenhos.
Os alunos se dividiram em grupos e utilizaram uma folha tamanho A3 para desenvolver um desenho com colagens de bolinhas de papel crepom e fitas de cetim.







Quarto ano:

As linhas como estilo de desenho. Foi mostrado alguns desenhos do artista Portinari, como " Menino Montado em Carneiro" e os alunos desenvolveram desenhos utilizando as linhas como tema. Depois os alunos colaram pedaços de barbante nos desenhos finalizados.













Projeto Acelera e Realfa

O ponto e a linha podem ser utilizados de formas diferentes, os alunos do projeto criaram colares com miçangas e linhas de barbates para entenderem que o ponto e a linha podem estar presente no espaço.







Nenhum comentário:

Postar um comentário