terça-feira, 11 de junho de 2013

Turma Projeto Realfa - Grafitte




          Nas turmas do Realfa e Acelera estamos desenvolvendo o Projeto grafitte, utilizando a temática dos murais e pinturas verticais. Como essas turmas são de crianças mais velhas e com problemas diferentes de comportamento, resolvemos escolher um projeto que tenha maior aceitação entre eles e que seja relativo ao projeto Portinari. Antes de trabalhar nesse tema, os alunos possuíam muitos problemas com a figura de autoridade, o professor não era levado tão a sério e a direção sempre era solicitada em sala de aula. Ao decorrer de algumas aulas trabalhando esse tema, os alunos foram modificando seu comportamento na sala de artes e fazendo todas as atividades propostas. Na primeira aula trabalhamos com o nome e apelido, elaborando fontes diferentes e colorindo de forma livre, foi mostrado diferentes imagens de trabalhos dos artistas Gêmeos e conversamos sobre o tema, onde eles viram e o que acham dessa linguagem artística e seu significado. 
      Os Gêmeos é uma dupla de irmãos gêmeos idênticos de grafitteiros de São Paulo, seus trabalhos estão espalhados por vários países. Seus personagens amarelos lembram a série de pinturas Os Retirantes, de Candido Portinari. Para saber mais: http://www.osgemeos.com.br/
















Em uma outra aula trabalhamos com o Carlos Contente como referência para trabalhar a questão da identidade, utilizando o autorretrato como tema.  Os alunos desenharam seus autorretratos em um pedaço de papelão e cobriram com barbante para criar seus carimbos, a seguir utilizaram a tinta e carimbaram em folhas de papel pardo, formando um grande mural. Ao total foram utilizadas 3 folhas de papel pardo.

Este trabalho é uma releitura da obra "Os operários" da pintora Tarsila do Amaral. 



Mais Carlos Contente: 


E os Trabalhos: 







Posteriormente trabalhamos com o stencil, utilizando o molde vazado, assim os alunos seguem aprendendo diversas técnicas para escolher a mais adequada aos traços e desenhos. Na última aula pensamos no desenho vertical, em trabalhar mais próximo aos colegas pensando no coletivo e no suporte diferenciado, fora da rotina deles. O desenho foi mais livre, mas o suporte foi aqui o diferencial. Eles cansaram, adoraram e perceberam o quanto é difícil trabalhar em conjunto, o objetivo dessa aula foram os valores envolvidos na pintura muralista e grafitte.







Nenhum comentário:

Postar um comentário